Quando se trata de comércio exterior, há termos que não podem passar desapercebidos. É o caso, por exemplo, de importação e exportação, que são itens de primordial atenção. Afinal, são as elas as operações que constroem o comércio exterior. Assim, é importante que você conheça tudo sobre cada uma das operações, inclusive as diferenças que as separam.

Então, separamos as melhores informações sobre o assunto para você conheça tudo sobre importação e exportação. Para saber como tudo isso funciona, continue com a gente!

O que é importação?

A importação é o ato de receber compras de bens, produtos ou serviços que vêm de outros países. Então, quando produtos ou serviços que vêm de outros países chegam em território nacional, dá-se o nome de importação ao processo.

importação e exportação
Foto – Reprodução eGestor

O processo de importação acontece porque, em suma, é muito difícil que um país seja autossuficiente em suas demandas. Por essa razão, quando há insuficiência de produção para determinada necessidade, o país apela para a importação de determinados produtos ou serviços que supram essa necessidade.

Fases da importação

De maneira geral, o processo de importação se divide em três fases. A primeira delas é a administrativa. Nessa fase é que se providencia todas as autorizações necessárias para a importação. Afinal, a operação precisa ser autorizada através de uma licença para que determinado produto ou serviço seja importado.

Em seguida, passa-se à fase cambial. Aqui é onde se providencia o pagamento ao fornecedor. Trata-se do pagamento, propriamente dito. Assim, o recurso é transformado em moeda estrangeira e enviado ao exterior.

Por fim, a importação passa pelo momento de desembaraço alfandegário. Nessa fase do processo, recolhe-se os tributos a fim de que o despacho aduaneiro seja feito.

Vantagens e desvantagens da importação

Assim como a maioria dos processos, a importação e exportação também possuem vantagens e desvantagens. Entre as principais vantagens estão o fato de que pode haver ganho financeiro na importação. Isso acontece, por exemplo, quando a moeda do fornecedor é mais barata que a do importador. Assim, a taxa cambial é vantajosa para o importador.

Além disso, quando se opta pela importação, é possível diminuir o tempo de espera e o custo que se gastaria na produção de determinado produto ou serviço. Outra vantagem é que o Brasil, especialmente, costuma oferecer estímulos às empresas que fazem importações.

Entretanto, você também vai encontrar algumas desvantagens na hora de praticar a importação. Como exemplo disso, está a possibilidade de ocorrência de atrasos nas entregas, o que pode atrasar o processo de fornecimento. Há também a chance de falhas nas quantidades quando não há um bom planejamento. Ou, é possível que haja conflitos entre importadora e transportadora quando há qualquer tipo de quebra de confiança.

O que é exportação?

Entre as principais diferenças entre a importação e importação é que, enquanto a importação se refere à entrada de produtos, a exportação acontece quando produtos ou serviços saem do país com destino a um outro país. Também ao contrário do que acontece na importação, aqui há um excesso de oferta. Ou, em algumas vezes, apenas o interesse das empresas em expandir o seu negócio.

importação e exportação
Foto – Reprodução Consead

Assim, quem trabalha com exportação geralmente se preocupa em cumprir as demandas e necessidades internas. Mas, também direciona o seu produto ou serviço para abastecer o mercado externo.

Tipos de exportação

O processo de exportação pode ser dividido em dois tipos. Essa definição é feita pelo próprio Ministério das Relações Exteriores.

Quando a exportação é direta, implica que o faturamento seja do próprio produtor. Assim, o próprio produtor é quem faz toda a tramitação para a exportação; incluindo pesquisa de mercado, documentação, embalagens, transações bancárias, e tudo o mais que diga respeito ao processo.

Já quando se trata de exportação indireta, o processo funciona de outra maneira. Nesse caso, o produtor apenas produz, e não tem relação com a estrutura de exportação. Assim, quem costuma cuidar da exportação são empresas especializadas em comércio exterior.

Vantagens e desvantagens da Exportação

O processo de exportação também traz benefícios e desvantagens.

Uma das vantagens mais claras, por exemplo, é o aumento da produtividade do pais exportador. Assim, há o crescimento do fornecedor e, consequentemente, do país em questão. Além disso, a fim de estarem prontas para esse tipo de mercado, as empresas exportadoras investem em aperfeiçoamento. Com isso, elas se fortalecem e se tornam referências paras as demais empresas.

Entre as desvantagens da exportação está o fato de que, o retorno financeiro pode ser um pouco mais demorado. Além disso, é preciso que haja sempre atenção em relação às diferenças entre os países. Mesmos questões culturais e climáticas podem alterar a forma de como lidar com o produto ou serviço.

Por fim, a ocorrência de eventos como greves fiscais podem atrasar o processo. E, por causa disso, talvez haja indisposição entre exportador e importador.

Principais diferenças entre importação e exportação

Para exemplificar com clareza as principais diferenças entre importação e exportação, preparamos um quadro comparativo para você:

importação e exportação
Foto – Reprodução comparações.com

Agora, você já conhece bem a diferença entre importação e exportação. A ideia é, então, aplicar as técnicas de cada uma ao seu negócio. Com conhecimento e prática, com certeza você terá bons resultados.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *